Brawl Stars Dicas
Sua maior fonte de conteúdo e notícias de Brawl Stars no Brasil!
Skyscraper BG – Esquerda
Skyscraper BG – Direita

30 Perguntas da Comunidade BR respondidas pelo Dani – Por Trás do Brawl Stars

Dani, o Brasileiro que faz parte da equipe de desenvolvimento do Brawl Stars, topou responder 30 PERGUNTAS DA COMUNIDADE BR (do nosso grupo no Facebook)! Veja Por Trás do Brawl Stars, o que o futuro nos reserva e qual a opinião da Supercell sobre alguns assuntos...

O Time de desenvolvimento do Brawl Stars vem fazendo uma série de entrevistas em vários canais gringos, chamada “Por Trás do Brawl Stars” respondendo perguntas sobre duvidas frequentes dos jogadores e temas importantes. E agora essa série de entrevistas está chegando a Comunidade BR!

Alguns canais BR de Brawl Stars já estão trabalhando em seus vídeos sobre as entrevistas e também resolvi participar com o site. Então abri um post no nosso grupo no Facebook e no twitter, e fizeram mais de 350 perguntas.

Então selecionei as melhores perguntas da comunidade BR e mandei pro @Dani_Supercell, o Brasileiro que trabalha na Supercell, com o time de desenvolvimento do Brawl Stars!

30 Perguntas da Comunidade BR respondidas pelo Dani - Por Trás do Brawl Stars

1 Pergunta: Vocês pretendem adicionar um sistema de recompensas por nível? Ex: Quando você chega em tal nível, ganha uma mega caixa…

Enviada pelo: Alvaro Henrique

Resposta: No momento não… apesar de reconhecer que não tem muito sentido hoje em dia, a gente não tem priorizado isso… E talvez, na nossa lista de prioridades, essa seja uma das com menos importância. Se formos reformular alguma das mecânicas que não tem muito sentido hoje, clubes e caminho de troféus teriam prioridade… então talvez seja algo pra um futuro distante. Mas sempre fiquem à vontade pra sugerir qualquer ideia que vocês tenham! 🙂

 

2 Pergunta: O que está faltando para introduzirem funções aos Clubes do Brawl Stars?

Enviada pelo: Izaque Silva

Resposta: Basicamente tempo, haha. A gente sabe que pra reformular os clubes a gente não conseguiria fazer em um mês. A gente precisaria ficar talvez alguns meses sem lançar nenhuma atualização pra conseguir entregar um produto final com qualidade. Nos últimos meses nossas atualizações tiveram que seguir prazos bem apertados. Tivemos que lançar um antes do mundial, um pra anunciar as skins com a LINE, outro antes do natal… A gente ainda não tem nenhuma data planejada pra começar a trabalhar em atualizações mais diversificadas do que o modelo que a gente vem lançando, mas eu chutaria que isso deve acontecer ali pelo mês de maio em diante…

Não tomem isso como uma verdade absoluta porque nossos planos vivem mudando também. 😀

 

3 Pergunta: Dani, como você se sentiu quando foi chamado para trabalhar na Supercell? Já conhecia os jogos da desenvolvedora antes?

Enviada pelo: @HelloCat_real

Resposta: Sim, sim! Eu já trabalho na indústria de games há quase 10 anos (sim, sou velho). E a Supercell sempre foi meu exemplo de empresa bem sucedida de jogos mobile.

Quando eu recebi o email confirmando que eu tinha sido escolhido eu liguei pra minha família, chorei, gritei e agradeci todo mundo que fez parte da minha carreira, haha. Com certeza um dos melhores momentos da minha vida. 🙂

 

4 Pergunta: Nas próximas atualizações, teremos outras novidades além de Mapas, Skins, Brawlers etc…? Poderia dar alguma dica do que devemos esperar?

Enviada pelo: Gabriel Souza

Resposta: Eu prefiro não me comprometer falando abertamente dos nossos planos porque eles mudam constantemente, mas podem ficar tranquilos que a gente tá ciente que esse modelo de atualizações não tem agradado tantos jogadores. Mas acho que mecânicas sociais (incluindo clubes) é algo que a gente gostaria bastante de melhorar.

Porém é sempre possível que alguma outra prioridade apareça na frente, haha. Vamos ver. 🙂

 

5 Pergunta: O que acham sobre a adição de um sistema de chat por voz no jogo?

Enviada pelo: Gustavo Lopes

Resposta: A gente recomenda, no momento, que os jogadores usem app ou programas externos pra conversarem com amigos ou pessoas que tem esse mesmo interesse. O problema de adicionar voz no jogo é que ele poderia deixar de ser um ambiente amigável pra muitos jogadores.

Um dos grandes valores que a gente tem na Supercell é que o jogo tem que ser seguro e saudável pra todos os jogadores. E o risco de ter voz no jogo, mesmo que os jogadores tenham a liberdade de ativar ou não, é muito grande pra gente.

 

6 Pergunta: Vocês tem planos para melhorar o Caminho de Troféus? Se sim, isso está em prioridade no momento? Alguma dica?

Enviada pelo: Carlos Eduardo

Resposta: Temos discutido isso dentro do time sim e a gente concorda que não é dos melhores, mas nada concreto no momento.

 

7 Pergunta: Por que vocês não colocam uma restrição de troféus para jogar com seu amigo no aleatório? Por exemplo: um amigo está jogando com brawler de 600 troféus pode jogar só com quem tem 600+ com o brawler.

Enviada pelo: Miguel Barros

Resposta: O outro lado da moeda seria uma experiência muito ruim pra jogadores que querem convidar novos amigos pro Brawl. Imaginem convidar um novo amigo e ter que esperar dias pra poder jogar junto com ele.

A gente discutiu bastante essa possibilidade mas o problema que isso gera parece ser ainda pior. O poder de recomendar o jogo pra um amigo é uma ferramenta muito forte pra colocarmos uma barreira tão grande nela.

Nós colocamos a nova mecânica de achar times (que pode prevenir isso), mas vimos que muitos jogadores não tem usado ela. Agora é trabalhar pra melhorar essa mecânica porque acreditamos que essa possa ser a solução.

 

8 Pergunta: Pretendem fazer crossover de outros jogos da Supercell (além da skin do Mortis de Bruxa Sombria) com o Brawl? Como trazer personagens do Clash na forma de Brawlers?

Enviada pelo: Pedro Alcântara

Resposta: No momento a gente ainda tá construindo o universo do Brawl, então acho difícil importarmos um personagem do Clash, Royale, Boom ou até do Hay Day. Mas skins acredito que teremos mais sim, mas pra ser sincero, nem discutimos o que seria, haha. Quem quer ver o Bo Princesa aí levanta a mão! 😀

 

9 Pergunta: Vocês estão satisfeitos com o desempenho dos servidores do jogo? Pois para alguns jogadores, mesmo com a internet muito boa, a conexão com jogo trava…

Enviada pelo: Guilherme Batista

Resposta: Com os servidores sim! Com os problemas de conectividade não! O Brawl exige uma rápida troca de informação porque o jogo é muito mais dinâmico que os nossos outros jogos e a gente admite que ainda não conseguimos resultados satisfatórios. O que temos visto é que qualquer interferência na conexão, por mínima que seja, já atrapalha muito. Volta meia alguém descobre algo novo ou tem alguma ideia de como melhorar o problema, mas no momento não temos nada 100% garantido.

O Frank já falou num vídeo, mas talvez uma ideia que possamos trazer é adicionar um rastreador no jogo que consiga identificar o quão bom a tua conexão está ANTES de começar uma partida. Porque aí se tiver ruim tu podes deixar pra jogar depois, reiniciar o modem, trocar pra 4g e tudo mais. Porém sem data prevista pra essa mecânica.

Quanto aos servidores, eles basicamente precisam suportar o número de jogadores que temos. Então isso nós já temos o suficiente e caso tenha muito jogador jogando ao mesmo tempo, ele automaticamente escala de tamanho. Pra notar se o lag é do servidor ou individual, é só notar como que ele acontece. Se for do servidor, todos os jogadores da mesma partida vão sentir exatamente a mesma travada. Se for individual, somente o jogador afetado vai perceber que tá lagado.

 

10 Pergunta: As últimas atualizações não tem sido tãooo grandes (para poder chamar de Mega Atualização). A equipe está trabalhando em algo grande para 2020?

Resposta: Acho que depende do que “grande” significa, haha. Pra gente, adicionar um novo modo de jogo, novo cenário, brawler, skins, busca de grupo e uma mecânica única de qualificatória pro mundial é um update bem grande pra um mês, haha. Eu entendo que muita gente pede um Brawl Pass ou recompensas diárias… mas na nossa opinião, essas adições mudam a forma de recompensar os jogadores, mas o jogo vai continuar exatamente igual. Por isso estamos focando mais em como trazer mais mecânicas divertidas pro jogo (novos brawlers, novos modos) antes de focarmos em diferentes recompensas.

Mas sem enrolar mais, sim, a gente tem ideias grandes, mas não vou falar nada pra não comprometer algo que talvez nunca aconteça. Ainda não estamos trabalhando nessas ideias, mas gostaríamos de começar a trabalharmos nelas esse ano.

 

11 Pergunta: Porque tem Brawlers com tantas skins, e outros com poucas? Não seria interessante manter um equilíbrio?

Enviada pelo: Ivamar Roque

Resposta: Esse eu respondi no vídeo do Pitbull também, mas é basicamente porque a gente trabalha com ideias e implementa as melhores no jogo. Por exemplo no update pirata que acabamos de lançar, a gente tentou fazer skins pra Rosa, mas as ideias do Colt, Poco e Carl eram muito melhores. Então a gente prefere adicionar as com maior qualidade primeiro.

Mas fiquem tranquilos que nosso objetivo É lançar skin pra todos os Brawlers. Então Bibi, Tick, Tara, Pam e todo mundo que não tem muitas skins, vai eventualmente ter.

 

12 Pergunta: Quando vão melhorar as recompensas diárias? Por falar nisso, tem planos para algum sistema de missões diárias (talvez em conjunto com o Brawl Pass)?

Enviada pelo: Abner Vinicius

Resposta: Essa foi respondida ali na resposta pro Stanisław Blaczkowjsky (pergunta 10). Nada concreto e nenhuma data prevista.

 

13 Pergunta: Por quê que eu não ganho um lendário? 😂 Vocês acham que a dificuldade em conseguir novos brawlers está justa no momento, ou pretendem melhorar isso?

Enviada pelo: Yasmin Asamiya

Resposta: Ganhar um lendário deve ser raro, se não fosse, não seria lendário. A porcentagem é bem semelhante a outros jogos (como ganhar um item específico no World of Warcraft, ou algo raro em Overwatch… ). Então baseado em outros jogos, sim, nós achamos que está justo.

Mas a gente sabe que já que esse sistema é baseado em probabilidades, existe a possibilidade de um jogador nunca ver um Lendário na vida dele… maaas não se preocupem! O jogo tem um mecanismo que força a entrega de um Brawler caso identifique um jogador muito azarado.

Basicamente, continuar jogando e abrindo caixas é o caminho pra abrir todos os Brawlers. Os sortudos talvez consigam mais rápido, mas mesmo o maior pé-frio da história pode conseguir também só jogando o jogo frequentemente.

 

14 Pergunta: Vocês tem em mente mexer no modo Fute-Brawl para impedir as pessoas do próprio time fazerem gol contra? Ou talvez liberarem um sistema de “denuncia” de má conduta nos modos?

Enviada pelo: Marcos Araújo

Resposta: A gente não gostaria de adicionar denúncias porque acreditamos que teria muita denúncia falsa, denúncia troll ou denúncia “emocionada”. A gente já rastreia os jogadores que frequentemente fazem gol contra e pune eles de acordo com a frequência de ocorrências. A gente prefere que isso seja feito automaticamente porque conseguimos rastrear exatamente os casos extremos.

E se você é um jogador que faz gol contra e está lendo essa resposta. Para de atrapalhar o jogo dos outros, seu cabeção.

 

15 Pergunta: Vocês vêem como forma positiva do Brawl Stars ter uma Guerra de Clubes ou algo semelhante? Pois o clube não desempenha nenhum papel no jogo, só está lá por estar.

Enviada pelo: Abner Menezes

Resposta: Sim. A gente gosta da ideia, mas ainda não temos nenhum conceito concreto do que isso seria. Melhorias nas mecânicas sociais do jogo (incluindo clubes) tá na nossa lista de tarefas. Só não sei quando isso vai acontecer.

Mas a gente gostaria primeiro de melhorar os clubes e as mecânicas sociais antes de focar em guerra de clubes.

 

16 Pergunta: O tempo de procura por parceiros na lupa pode ser melhorado? Ou não há nada que possam fazer para acelerar isso?

Enviada pelo: Miguel Barros

Resposta: Tem duas formas de melhorar. Quanto mais gente usar, mais rápido fica. A outra maneira é deixar o matchmaking beeeem aberto, mas aí é possível que tu seja pareado com jogadores que são bem piores (ou melhores) que você.

A gente sabe que isso não tá funcionando como esperado e provavelmente teremos melhorias na mecânica. Talvez não no próximo update, mas em um depois dele.

 

17 Pergunta: O time do Brawl Stars pensar em trazer um criador de mapas no jogo?

Enviada pelo: Daikon Souza

Resposta: A gente acha a ideia muito boa e adoraríamos ter. Agora a trabalheira pra trazer isso pra dentro do jogo é braba. Ainda precisamos discutir bem mais e organizar nossas prioridades. Mas sim, a ideia é fantástica.

 

18 Pergunta: Por qual motivo trouxeram uma atualização temática de Piratas ao invés de Natalina?

Enviada pelo: Vander Silva

Resposta: É mais pra tentar se destacar e dar uma “repaginada” em tradições recorrentes. No verão a gente teve o verão dos Mechas (robôs) e agora os Piratas Natalinos. Fiquem à vontade pra sugerir mais ideias malucas pra quebrar o padrão! 😀

Vai dizer que vocês não gostariam de ver uma páscoa medieval ou um carnaval espacial? Provavelmente vamos ter mais dessas combinações inesperadas no futuro. 😀

 

19 Pergunta: Vocês pretendem melhorar os Pontos Estelares? Não em receber mais dele, mas sim ter mais coisas pra fazer com ele, como comprar recursos em geral (moedas, pontos de poder, ingressos, duplicadores) .

Enviada pelo: Ronald Mendes

Resposta: Sim, a gente também não tá muito satisfeito de como eles tem funcionado hoje em dia, apesar de gostarmos do conceito dele (uma moeda que tu só ganhas jogando o jogo). Mas nada decidido ainda.

 

20 Pergunta: Existe alguma ideia formada pela equipe da Supercell para chamar mais a atenção de players casuais ao jogo?

Enviada pelo: Vinicius Bogossian

Resposta: Não entendi direito a pergunta, haha. Mas a maioria dos nossos players são casuais. A gente tem campanhas focadas em trazer número de players e também campanhas pra trazer jogadores profissionais (como os eventos de esports). Mas não temos uma preferência por um ou outro. Amamos ambos igualmente.

 

21 Pergunta: Vocês continuaram com o mesmo ritmo de lançamento de brawlers? Porque daqui a alguns anos terá tantos brawlers que vai ser quase impossível para um player F2P que começou a jogar a pouco tempo conseguir todos eles…

Enviada pelo: Amon Nascimento

Resposta: A gente prevê que isso pode se tornar um problema, especialmente pra jogadores novos que entram no jogo e tem um milhão de Brawlers pra pegar. No momento a gente não tem nenhum número decidido de quantos Brawlers queremos ter no jogo. Preferimos deixar em aberto e se adaptar a necessidade do jogo. Mas claro que quando começar a se tornar um problema a gente vai parar.

 

22 Pergunta: Qual será o foco da Supercell em relação ao Brawl Stars este ano de 2020? O que podemos esperar?

Enviada pelo: Danilo Rodrigues

Resposta: Lançar o jogo na china. Ter um Mundial ainda melhor e com uma transmissão ao vivo mais interessante pra jogadores casuais. Evidenciar que a comunidade impacta sim no jogo e trazer pelo menos uma atualização que façam os jogadores reagiem assim: 🤯

 

23 Pergunta: É possível que vocês tragam as histórias dos brawlers de volta?

Enviada pelo: Arthur Kaiky

Resposta: Talvez não exatamente como antigamente. Mas a gente quer dar mais “dicas” do que é exatamente o universo do Brawl. MAS VAMOS DEIXAR O MISTÉRIO NO AR.

 

24 Pergunta: Em 2020 teremos mais parcerias com outras empresas (como aconteceu com o Line)? Ou não tem nada planeado por enquanto?

Enviada pelo: Matheus Zegulhan

Resposta: Planejado não temos nada. Estamos abertos a parcerias e já entramos em contatos com alguns parceiros. Infelizmente não conseguimos fechar o contrato e não posso falar quem eram também. 🙁

Mas sim, nós gostamos da ideia e gostaríamos de fazer isso novamente.

 

25 Pergunta: Estão cientes da #ChangeOrDie? O que tem a dizer sobre isso?

Enviada pelo: Ryan Gabriel

Resposta: Estamos sim. A hashtag em si eu acho boba, haha. Ela implica que se a gente não mudar o jogo vai morrer (mas tu só entendes isso se entender toda a história. Sem entender parece que tão ameaçando a gente de morte e por isso que soa boba).

Em dezembro a gente quebrou todos os recordes de números de jogadores que a gente já teve. Isso mostra que algo a gente tem feito certo, haha.

O problema dessa campanha é que ela se baseia em muitos aspectos fictícios. Os argumentos que temos visto são:

  • Pessoas parando de jogar

Isso é uma “falsa verdade”. Sempre tem jogadores parando de jogar qualquer jogo e eles provavelmente fazem parte do mesmo círculo social (e que se comportam de maneira semelhante). Um jogo saudável é quando tem mais jogadores entrando do que jogadores saindo e a porcentagem que o Brawl se encontra agora é bem satisfatória.

  • O jogo tá ficando chato porque os updates são muito parecidos
  • Falta passe de batalha e recompensas diárias

Novos modos de jogo e novos Brawler são novidades que podem mudar o jogo completamente e em outras palavras deixando ele sempre novo e divertido. A sugestão de alguns jogadores é de adicionar recompensas diárias e passe de batalha. Essas mecânicas mudariam somente o modo de recompensar os jogadores e apesar de que pode parecer interessante no começo, é algo que fica “velho” muito rápido. Essas melhorias têm que ser adicionadas quando estivermos satisfeito com a raiz do que deixa o jogo divertido. Aí então a gente pode focar nos enfeites ao redor.

Pessoas jogam jogos justamente porque eles são divertidos e não por ter recompensas diárias e passes de batalha e é por isso que a nossa prioridade é primeiro deixar o Brawl o mais divertido que a gente consiga pra depois adicionar mecânicas de retenção de jogadores.

  • O investimento de esports deveria focar em aumentar o time

Isso também não faz muito sentido. Um time gigantesco não significa um time ágil e produtivo. Quanto mais gente, mais burocracia e processo é necessário adicionar. O que significa que um número restrito de pessoas seriam donos de todas as decisões do jogo. E é aí que mora o maior problema. Se essa uma pessoa não tiver aberta pra novas ideias ou não é muito fã em ouvir a comunidade, o jogo pode ir pra um caminho bem ruim… O que eu, pessoalmente, amo no time do Brawl, é que todo mundo aqui é livre pra expressar as opiniões de diferentes pontos de vista e com o intuito de sempre melhorar o jogo. De todas as empresas de jogos que trabalhei, aqui foi a que mais consegui fazer a comunidade ser ouvida. Então a gente acha que o nosso time tá num tamanho ideal em todos tem vozes e papéis importantes dentro do time.

Agora o investimento em Esports é mais pra espalhar a mensagem que SIM, jogar Brawl competitivo TEM futuro. A gente não quer deixar alguém rico, a gente quer que mais pessoas se interessem em jogar Brawl competitivamente.

 

26 Pergunta: É verdade que o Spike não terá voz? E o Darryl?

Enviada pelo: @lipe_jogador10

Resposta: É verdade, Spike não vai ter voz. O Darryl deve ter voz sim eventualmente. Se eu estiver errado quanto ao Daryl, vou dar um tapa na careca do Frank.

 

27 Pergunta: Existe a chance de vocês tirarem um poder de estrela e substituí-lo por outro mais relevante, igual já foi feito com o Eugênio? Se sim, tem algum poder de estrela que você tiraria do jogo?

Enviada pelo: @Gevan_PudiM

Resposta: A possibilidade sempre existe, mas a gente prefere tentar balancear ele primeiro antes de tomar alguma medida mais extrema. No momento, não pretendemos mudar nenhum. Talvez o mais problemático seja a vida extra do 8bit, mas ainda acreditamos que ele é balanceável.

 

28 Pergunta: Pode haver no futuro um terceiro Poder de Estrela?

Enviada pelo: Bruno Souza

Resposta: Pode sim, ou pode nunca acontecer também. A gente já prototipou alguns pra teste, mas bem poucos. A gente prefere não planejar nada no momento e se adaptar ao que o jogo precisa. No momento a gente acha que isso não é necessário.

 

29 Pergunta: Por que a sobrancelha da Piper nas imagens é preta e na personagem é loira? 😂

Enviada pelo: Adryen Mendes

Resposta: Na hora de posar pra foto ela pintou de preto.

 

30 Pergunta:O que você tem a dizer pra comunidade, sobre o tema “Passe de Batalha no Brawl”? É algo que a equipe está animada para começar a desenvolver?

Enviada por dezenas de membros 😛

Resposta: Meio que respondi um pouco nas outras, haha. Mas a gente ainda não se sente confortável pra lançar um passe de batalha bom o suficiente pro jogo. Pra mim, um passe de batalha ideal seria todo uma nova camada de conteúdo que tu poderias coletar em cima do que a gente já lança mensalmente. No momento a gente não tem capacidade pra lançar algo de qualidade porque estamos focando em outras áreas do jogo.

Eu realmente gostaria de pedir que o pessoal entendesse e confiasse na gente e não fizesse pressão pra lançarmos isso logo. Estando na indústria há tanto tempo eu já vi tantas oportunidades sendo destruídas porque algo tinha que ser lançado num prazo determinado e acabou não atingindo a qualidade desejada por falta de tempo. No momento a gente acha uma ideia boa e já tivemos algumas conversas sobre isso, mas eu não tenho ideia de quando ou até SE vamos começar a produzir isso.

Mas isso não significa que vocês devem parar de sugerir ideias e expressar a opinião de vocês no jogo. Só acho que às vezes é bom entender os motivos e a visão do time ao invés de se basear em “achismo”. A gente tem sempre acompanhado tudo que vocês falam e é exatamente que eu e o Ryan estamos fazendo esses vídeos e conteúdo pra explicar tudo que sempre fica por trás das câmeras.

E como essa é a última pergunta, queria agradecer por todas as questões e pelo carinho de toda comunidade. Eu sei que muita das críticas e opiniões negativas são porque vocês amam o jogo, mas pode deixar que a gente sempre respeita o que vocês têm pra dizer e que também somos apaixonados por Brawl.

O nosso objetivo e o da comunidade é o mesmo: deixar o Brawl o mais divertido possível.

Valeu e até a próxima!


- Publicidade -

É isto! Se você leu até aqui, agradeço muito por prestigiar o meu trabalho no site!

Gostaria de agradecer novamente o Dani, por reservar algumas horas para responder cada uma dessas perguntas. No fim das contas não consegui fazer o post no formato de entrevista (em q ele se apresenta e talz), por conta que isso deixaria ele ainda maior. Mas se vocês quiserem interagir mais com ele, sigam no twitter @Dani_Supercell.

você pode gostar também
Brawl Stars