Supercell responde à polêmica da atualização de Junho do Brawl Stars
Após forte reação da comunidade, desenvolvedores se pronunciam, revelam bastidores das decisões e prometem mudanças e novidades
A comunidade de Brawl Stars tem se mostrado bem ativa, buscando melhorias desde o lançamento da atualização de Junho, que trouxe muitas mudanças no jogo — algumas bem recebidas, outras nem tanto.
Agora, uma semana depois, a Supercell decidiu se pronunciar oficialmente. Em uma longa publicação feita nas redes sociais, a equipe fala sobre o que deu errado, o que aprenderam com isso e quais mudanças vêm por aí.
Neste post, trazemos um resumo completo em português, com tudo que você precisa saber! Mas se preferir, leia o comunicado original no X (Twitter) aqui.
Lemos todos os comentários e feedbacks sobre a atualização e gostaríamos de conversar com vocês sobre como chegamos a esse ponto e o que faremos no futuro para melhorar as coisas.
– Equipe do Brawl Stars
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📝 Resumo rápido: o que você precisa saber?
Aqui está um breve resumo, antes de entrarmos na explicação completa e detalhada:
- ✅ Trunk será o último Brawler com acesso antecipado pago
- 📋 Mais Registros (records) serão adicionados nas próximas atualizações
- 🎁 O Brawl Pass gratuito será melhorado (correspondendo aos Domínios do Brawler Lendário), começando pela próxima atualização.
- 🆓 Um novo modelo de acesso antecipado com recompensas grátis está em desenvolvimento
- 🎉 Vários eventos com recompensas F2P já começam nesta quinta-feira!
Supercell admite erros e revela bastidores da decisão 📜
A equipe do Brawl Stars reconheceu que não acertou em cheio com essa atualização, principalmente em relação a “nova” Brawler Ultra Lendária, que veio acompanhada de um preço salgado e um sistema de acesso antecipado pago. Eles afirmam que essa ideia foi baseada em um design mais profundo e estratégico da Brawler, mas que o retorno da comunidade mostrou que essa abordagem não foi bem aceita.
[…] Estávamos errados. Isso deu início a uma reformulação completa de como lançamos Brawlers. Removeremos o acesso antecipado pago por compra no app e faremos isso de uma maneira melhor.
Além disso, a Supercell admite que tentou apressar o fim do evento de Domínios – e voltou atrás rapidamente, reconhecendo que foi um erro.
Objetivos da Atualização de Junho 👇
- Melhorar o tutorial e o Caminho de Troféus, com mais recompensas e visuais.
- Adicionar o sistema de Registros, para valorizar o progresso dos jogadores veteranos.
- Trazer de volta o evento Anjos e Demônios, com novas mecânicas.
- Remover o sistema de Domínios para redistribuir as recompensas de forma mais acessível.
Enquanto conteúdos como Brawlers, Modos de Jogo, Hipercargas e Skins são mais voltados para o nosso público mais engajado, no que diz respeito ao desenvolvimento de recursos, buscamos aprimorar o jogo para todos os tipos de jogadores, iniciantes, intermediários e experientes. É assim que desenvolvemos o Brawl Stars a longo prazo.
A equipe ainda diz que os Registros passaram por muitas mudanças de design e, no final, decidiram entregar a versão mais simples possível, após se esforçarem para entregar no prazo, cortando muitos registros e não deixando espaço para iterações.
Como equipe, vamos levar isso como um aprendizado e planejar melhor a quantidade de coisas que tentaremos executar no futuro.
Por que os Domínios foram removidos? ❌
A Supercell explicou que os Domínios, apesar das boas recompensas, tinham uma curva de aprendizado confusa e incentivavam o grinding – o que não é divertido para a maioria dos jogadores. E mais: muitos nem sequer entendiam como funcionava.
Mas a remoção dos Domínios trouxe uma consequência direta: as recompensas que viriam com novos Brawlers também foram afetadas. Para compensar, a equipe promete que, a partir da próxima atualização, essas recompensas serão adicionadas diretamente ao Brawl Pass, com menos esforço e mais previsibilidade.
Veja como vão corrigir:
1- As potenciais Recompensas de Domínios que vêm com novos Brawlers também foram removidas.
Estão adicionando essas Recompensas a todos os Brawl Pass, na forma de Recompensas determinísticas correspondentes ao Brawler Lendário, a partir da próxima atualização. Assim como o bônus do Caminho de Troféus, elas também levarão muito menos tempo e esforço para serem obtidas, em comparação com as Domínios.
- 3000 Moedas
- 450 Pontos de Poder
- 300 Vales
2- O armazenamento/banco de vales é algo que não querem incentivar, pois não coletar Recompensas é uma maneira pouco intuitiva de jogar para a maioria dos jogadores.
O problema central é: você quer desbloquear o novo Brawler no primeiro dia após o acesso antecipado e não deixar que os Créditos sejam transferidos para a Fama. Infelizmente, não haverá um novo lançamento do Brawler em julho, mas Trunk será o último Brawler de acesso antecipado com ofertas no jogo em agosto.
Mudaremos completamente a forma como fazemos o acesso antecipado na próxima atualização. O design ainda está em andamento, mas certamente removeremos a oferta de paywall como oferta no jogo (Trunk será o último), permitindo que todos joguem o Brawler durante o acesso antecipado e tenham a chance de obtê-lo mais cedo, de graça, apenas jogando. Além disso, este evento de lançamento do Brawler dará ainda mais recompensas além do bônus do Brawl Pass.
📚 Melhorias nos Registros 🛠️
Os Registros foram lançados em versão reduzida, mas a Supercell já confirmou que muitos novos serão adicionados em breve. A ideia é trazer mais variedade e recompensas melhores, além de tornar as tarefas mais acessíveis.
As críticas mais comuns da comunidade foram ouvidas:
- Registros com tarefas impossíveis ou sem diversão serão reformulados.
- Recompensas cosméticas e de progresso serão mais generosas
- A comunidade poderá sugerir novos tipos de registros (comentando no post deles aqui)
- Algumas condições serão alteradas, como “vitórias” virando “jogador estrela”.
A longo prazo há melhorias no sistema que estão discutindo, mas que ainda não decidiram ou projetaram:
- Visuais gerais, de ícones a frames
- Melhorias na superfície, como monitorar o progresso após cada partida
- Que tipo de recompensas queremos adicionar no futuro ou substituir completamente o Starr Drops
Mais eventos, mais recompensas para todos 🎉
A Supercell promete um aumento significativo na frequência e qualidade dos eventos dentro do jogo. Veja o que já está confirmado:
- Mini-evento da comunidade com foco no Mortis.
- Desafio de Vidas Ilimitadas, com skin gratuita.
- Retorno do evento Hipercarga Caótica.
- Mega Cofre e muitas novas missões.
- Evento dos Anjos e Demônios retorna dia 17 de julho!
Com mais eventos, também vem mais facilidade para ganhar recompensas, como no Hipercarga Caótica, que exigirá menos vitórias.
Recompensas Aleatórias 🆚 Determinísticas
A discussão entre recompensas aleatórias (como os Starr Drops) e determinísticas (como as do Brawl Pass) continua. A Supercell afirma que precisa de um equilíbrio entre os dois formatos para manter o jogo divertido e acessível.
As recompensas aleatórias não vão sair do jogo, mas passarão a aparecer de formas mais emocionantes e bem planejadas. Já as determinísticas serão reforçadas, principalmente dentro do Brawl Pass gratuito e do Caminho de Troféus.
Semelhante à atualização dos Starr Drops, nossa hipótese é que, se movermos os recursos para locais mais acessíveis que exigem muito menos esforço, como o Caminho de Troféus, mais jogadores no total permanecerão por mais tempo.
O que vem por aí 👀
A Supercell garantiu que está ouvindo os jogadores e vai continuar ajustando o jogo com base no feedback da comunidade. Além disso, revelou que já está trabalhando em:
- Novas colaborações e parcerias
- Planejamento para o Brawloween 2025
- Mais formas de obter recompensas gratuitas
- Reformulação completa do sistema de acesso antecipado de Brawlers
- Redução no grind e mais foco em diversão
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